• w-facebook
  • YouTube

 

MANDE NOTÍCIAS PARA pascom.bauru@gmail.com

 

© 2020 Diocese de Bauru.

Orgulhosamente criado com Wix.com

Buscar
  • Diocese de Bauru

XIV Encontro de Compositores Litúrgicos em São Paulo - Por Daniel De Angeles.


Participantes do XIV Encontro de compositores da CNBB.

Como membro da Equipe Diocesana de Liturgia e leigo da paróquia Santa Catariana de Alexandria - Arealva, Daniel De Angeles, participou mais uma vez da XIV edição do Encontro de Compositores Litúrgicos promovido pela CNBB.

Desde 2006 o Setor de Música Litúrgica, pertencente a Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove um encontro anual no qual convida compositores letristas e músicos instrumentistas de diversas regiões do Brasil que se de dedicam à criação e à divulgação da música litúrgico-ritual e prestam um serviço relevante nesta área em suas regiões ou dioceses.

Este ano os compositores e letristas estão reunidos junto com o assessor do Setor de Música Litúrgica, o jesuíta irmão Fernando Vieira, no Centro de Formação Sagrada Família, no bairro Ipiranga, em São Paulo. O encontro começou na quinta-feira, 14/11, e seguiu até o domingo, 17/11.

“Este ano os compositores trarão as suas composições feitas durante o ano todo. Ano passado nós trabalhamos o tempo da Quaresma e entregamos para eles subsídios. Agora depois de um ano estamos retornando e eles vão trazer as suas composições para as lacunas que faltam sobre cantos para o tempo da Quaresma”, explicou o irmão Fernando.

A necessidade urgente de um aperfeiçoamento litúrgico-musical na técnica da composição musical e na arte poética, na qualificação de uma música litúrgica enraizada na cultura brasileira e o bom êxito dos encontros anteriores são os principais fatores que encorajam a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, neste processo.

Ofício de Laudes no dia 15/11/2019

São trabalhados no encontro a promoção, o acompanhamento, a formação e o desenvolvimento litúrgico-musical de compositores e letristas, oferecendo subsídios de conhecimentos e técnicas de composição, com as competências requeridas de um grupo comprometido com a referida música no Brasil.

“Estaremos aqui trabalhando a Semana Santa, então faremos reflexões, subsídios com eles para depois no ano que vem eles trazerem suas composições”, afirma irmão Fernando.

Com o encontro, a Comissão também estimula os compositores e letristas a se tornarem multiplicadores em suas regiões, auxiliando as comunidades no Brasil, a fim de que possam cantar uma música que lhes ajudem a vivenciar o Ministérios Pascal, força propulsora da música litúrgica, presente e celebrado nos diversos momentos do Ano Litúrgico.

Contribui também para este encontro a convivência entre os compositores e letristas mais experientes e aqueles que estão na caminhada das comunidades e no campo acadêmico tanto das letras, de outras formas de arte e do estudo da música.

Equipe que ajudou a sustentar a música e o canto durante as inúmeras celebrações do Ofício Divino e Celebração Eucarística.

O encontro desenvolve sua metodologia sempre a partir de três eixos temáticos: a Liturgia, a Música e a Cultura brasileira, que são abordados, discutidos e refletidos em exposições e rodas de conversa, assim como a aplicação prática entre os participantes, por isso é sempre assessorado por músicos profissionais, liturgistas qualificados e convidados especialistas no assunto, tudo sob a coordenação do assessor da música litúrgica, com a ajuda da Equipe de Reflexão do Setor. (Fonte: www.cnbb.org.br, 14/11/2019)


Por Daniel De Angeles.


90 visualizações