VOCÊ É HUMILDE? - Dom Rubens Sevilha, OCD

A virtude da humildade está em baixa, apesar de ser considerada pelo cristianismo como uma das principais, ao lado das virtudes teologais: fé, esperança e caridade. O senso comum vê a humildade como algo ruim e, portanto, a arrogância, a vaidade e o egoísmo são considerados algo “bom”. O critério do mundo atual para julgar as coisas, grosso modo, é o seguinte: tudo aquilo que me interessa é considerado bom e, tudo aquilo que não me interessa ou me contraria, é considerado como mau.

Nós, os seguidores de Jesus, denominados cristãos, deveríamos imitar mais e melhor o Mestre que nos exorta: “Aprendam de mim porque eu sou manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso para suas vidas” (Mt 11,29).

Vou reproduzir aqui um teste proposto por um autor desconhecido que, pelo menos, nos ajudará a refletir sobre a retrospectiva que devemos fazer da nossa vida nesse ano que passou.

Você é humilde? Responda a estes sinais que o ajudarão a descobrir.

1. Pensar que o que você faz ou diz é melhor do que os outros, por isso merece ser tratado de modo especial.

2. Querer ter sempre razão.

3. Discutir sem razão ou, quando tem a razão, insistir com teimosia e de maus modos.

4. Dar a sua opinião sem que lhe peçam ou com vaidade.

5. Desprezar o ponto de vista dos outros.

6. Não valorizar todos os seus dons e qualidades como algo recebido de Deus.

7. Desculpar-se quando é repreendido.

8. Adorar receber elogios ou alegrar-se demasiadamente quando falam bem de você.

9. Incomodar-se quando os outros são mais estimados e elogiados do que você.

10. Recusar-se a realizar ofícios inferiores.

11. Insinuar palavras de louvor a si mesmo ou que dão a entender a sua honradez, a sua inteligência ou suas capacidades, o seu prestígio profissional.

12. Sentir vergonha por carecer de certos bens.

13. Não estar disposto a admitir os seus defeitos, os seus erros ou a sua derrota.

14. Acreditar que não é necessário se arrepender dos pecados do passado e do presente.

15. Esquecer que Deus ama todos os seres humanos igualmente.

16. Insistir em ter a última palavra.

17. Estar mais preocupado com seus sentimentos do que com dos outros.

18. Negar-se a perdoar os outros.

19. Mentir para obter algum benefício.

20. Manipular e usar as pessoas em benefício próprio.

21. Ao falar, usar demasiadamente a palavra “Eu”: eu fiz, eu sei, eu quero...

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

BISPADO DE BAURU - Cúria Diocesana e Centro de Pastoral