TENHAM OS MESMOS SENTIMENTOS DE JESUS - Mensagem Pastoral de Dom Rubens Sevilha, OCD

Imagine você se Deus aparecesse esta noite e lhe dissesse: “Pede o que deseja, e eu te darei”. O que você pediria? Pois esta pergunta foi feita a Salomão, quando ele era ainda adolescente (cf. 1 Reis 3,5). Creio que boa parte da humanidade iria responder: Quero ganhar sozinho na loteria. Alguns iriam amenizar dizendo que poderiam ganhar não necessariamente sozinhos, mas que Deus não dividisse demais a bolada.

Todos podemos imaginar os inúmeros e criativos desejos de consumo e de felicidade que o homem atual pediria a Deus. Não sei se haveria alguém, com o coração tão vingativo, que pediria a Deus o mal para os desafetos.

O jovem Salomão pediu: “Dá ao teu servo um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal”. Essa oração de Salomão agradou ao Senhor (1 Reis 3,9). Infelizmente, muitos pedidos e desejos que dirigimos a Deus são imperfeitos e egoístas, outros são ilusórios ou inúteis. Jesus declarou: “Pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e vos será aberto; pois todo aquele que pede recebe; o que busca acha e ao que bate se lhe abrirá” (Mt 7,7).

Acredito que Deus sempre atende aos nossos pedidos, mas o faz na hora d’Ele e do jeito d’Ele. A hora de Deus nem sempre coincide com o nosso tempo, pois como afirma São Pedro: “Há, contudo, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: é que para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia” (2 Pedro 3,8). Enfim, Deus tarda, mas não falha. Alguns pedidos os receberemos somente no Céu, após a nossa morte. Cabe a nós, portanto, com paciência e confiança, esperar humildemente a hora de Deus, que é sempre fiel ao seu amor.

Deus também, com amor e sabedoria, modifica de tal maneira nossos pedidos canhestros que, ao sermos atendidos, não os reconhecemos e temos a falsa percepção de que não fomos escutados. Em todas essas situações, por nossa ignorância espiritual, somos ingratos e injustos para com Deus, acusando-o de não nos socorrer, enquanto, pelo contrário, o seu poder está “agindo em nós e é capaz de fazer muito além, infinitamente além, de tudo o que nós podemos pedir ou imaginar” (Ef 3,20).

“Deus disse a Salomão: Já que pediste esses dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte dos teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente” (1 Reis 3,11). É de sabedoria que nós estamos necessitando nesses tempos difíceis que estamos vivendo, pois sozinhos não conseguiremos projetar e executar a nova reengenharia que o mundo necessita. O mundo está muito mal organizado, e para reorganizá-lo é essencial atacar três frentes concomitantemente: reorganizar a própria vida, reorganizar a vida familiar e reorganizar a nossa sociedade em todos os seus aspectos: valores, economia, política, religiões, meio ambiente etc.

Deus criou o mundo organizado e o pecado humano o desorganizou. Cristo veio restaurar todas as coisas, sendo Ele o primogênito e, pelo batismo, nós morremos e ressuscitamos com Ele para a vida nova “organizada”. Todo batizado é um construtor do Reino de Deus, um organizador do mundo. Todo seguidor de Cristo espalha ao seu redor um ambiente de paz, serenidade, bondade, fraternidade, solidariedade e misericórdia. “Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo” (Fil 2,5). Quais os sentimentos que você está espalhando ao seu redor?

Dom Rubens Sevilha, OCD.