FOGO DE AMOR - Mensagem Pastoral de Dom Rubens Sevilha, OCD de 31 de maio de 2020.

Vem, Espírito Santo, e enche o coração dos teus fiéis com o fogo do teu amor. Vem, Senhor, ao meu encontro pois estou longe de Ti. Enche, Senhor, minhas distâncias com a tua proximidade, enche minhas fugas desvairadas com a tua presença amorosa. Vem, Senhor e bate na porta da minha vida, bate forte na porta do coração do mundo, às vezes surdo, às vezes frio, às vezes distante.

Vem, Espírito Santo e, apesar das minhas resistências, Te peço que, se preciso for, força e arromba a porta da minha vida, e entra. Entra, Senhor, e enche os vazios da minha alma, os vazios da minha existência. Enche-me, Senhor, com o fogo do teu amor.

Espírito Santo de Deus, fogo de amor derramado sobre a tua Igreja no dia de Pentecostes (Cfr. Atos 2,3), reacende na tua Igreja e sobre o mundo inteiro o fogo do teu amor. Senhor, muitos corações estão frios de amor, estão endurecidos pelo egoísmo, pelas raivas e ressentimentos, pelas decepções e traições. Vem, Senhor, com o fogo do teu amor aquecer os corações desanimados e deprimidos. Aquece, Senhor, os corações paralisados pelos medos e inseguranças.

Fogo de amor, ilumina a escuridão do mal que ronda e quer se instalar no nosso mundo e no nosso coração. Ilumina, Senhor, com teu amor as escuridões do ódio, da impaciência, da intolerância, da ambição e ganância. Ilumina, Senhor, com o teu amor as trevas da corrupção e da desigualdade social que fazem sofrer inúmeros irmãos nossos.

Fogo de amor, vem queimar o lixo do nosso mundo e da nossa alma. Há muito lixo no mundo, Senhor. Queima o lixo do consumismo fútil. Aquece o nosso coração da fria indiferença diante da dor humana. Ilumina-nos, Senhor, com o dom da fé e afasta de nós a escuridão da descrença, da dúvida generalizada, da desconfiança crônica, da falta de sentido para viver.

Inunda-nos, Senhor, da tua luz amorosa e renova a face da terra. Renova e ilumina a face da minha alma, às vezes, tão apagada, tão fosca e manchada pelo pecado, pelo mal. Renova, Senhor, a minha face e faz brilhar sobre ela a tua luz, removendo a face triste e melancólica que o mal provoca. Renova, Senhor, a face do nosso mundo tão envelhecido pelos males da ambição desmedida, pelo materialismo doentio, pelas ilusões traiçoeiras e perigosas. Torna novo, Senhor, e rejuvenesce o nosso mundo com a tua presença amorosa e jovial, que tudo recria e recomeça.

Fogo divino, faz arder o nosso coração de amor a Ti e ao próximo. Acende o fogo do teu amor no coração do nosso mundo. Faz de nós instrumentos do teu amor e nos torne renovadores da face da terra. Queremos, Senhor, aquecidos e iluminados por teu amor, construir um mundo fraterno e justo, onde reinam o amor, a justiça e a paz.

Dá-nos, Senhor, sabedoria, paciência, coragem e perseverança no bem para podermos realizar a missão que recebemos de zelar e cuidar de tudo aquilo que Deus criou e nos deu, ou seja, zelar e cuidar da minha vida, zelar e cuidar da vida daqueles que Ele colocou no meu caminho (sejam eles bons, maus ou mais ou menos!), zelar e cuidar da Casa Comum que Ele nos deu para morar. Não somos proprietários do mundo, somos apenas cuidadores e dele temos somente o usufruto. O mundo a Deus pertence, o futuro a Deus pertence (incluídos o presente e o passado), sua família a Deus pertence, sua vida a Deus pertence, o nosso pecado a Deus pertence, a nossa liberdade a Deus pertence. Até o ateu a Deus pertence.

Espírito Santo de Deus, fornalha ardente de amor, ilumina-me, aquece-me, queima-me e tenha piedade de mim. Amém.

Dom Rubens Sevilha, OCD.