Encontro dos padres novos da Diocese de Bauru

Aconteceu no dia 07 de novembro de 2019, pela manhã, na Cúria Diocesana, o Encontro dos padres com menos de 10 anos de ordenação presbiteral com nosso Bispo Diocesano Dom Rubens Sevilha, OCD. Com a presença dos padres Rafael, Fernando, Camilo, Gilberto, Everaldo, Bruno, Wellington, Antônio Marcos, Anderson e Gustavo Mota - na primeira parte foi feito o estudo da Homilia do Papa Francisco na ocasião da Missa Crismal de 17 de abril de 2014 ( http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2014/documents/papa-francesco_20140417_omelia-crisma.html ). Destacou-se a importância da alegria do presbítero como Dom, vivendo a sua vocação como alguém que fora ungido em sua pobreza, revestido pela graça sacramental da ordem, para a missão ungir e servir ao povo de Deus. Comentou-se as dificuldades e crises nos primeiros anos de serviço sacerdotal e das experiências de fé e caridade presbiteral.

Num segundo momento foi realizado a partilha e principais desafios na vivência presbiteral, principalmente sob o aspecto da diocesaneidade e fraternidade presbiteral a ser melhorada e despertar nas pessoas como um todo, um sentido de pertença a diocese - Igreja e de sentimento de piedade como comunhão e participação mais assíduas nas comunidades paroquiais. Foram apontados muitos desafios enfrentados pelos novos presbíteros, bem como uma crítica lúcida sob aspectos da formação inicial nos seminários e a permanente, que serão trabalhadas nos próximos encontros dos padres novos.

O encontro encerrou-se com as considerações e as bençãos de Dom Rubens, e o próximo ocorrerá em 21 de maio de 2020.