COMUNICADO OFICIAL SOBRE O CORONAVÍRUS

Considerando a crescente proliferação do vírus Covid 19 (Coronavírus), bem como sua possibilidade de contágio também no território da nossa Diocese de Bauru, em consonância com as Orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e os planos de contingência do Ministério da Saúde, S. Ex.ª. Revma. Dom Frei Rubens Sevilha, OCD, vem, por meio deste, estabelecer o que se segue:

1º Nas celebrações dos Sacramentos evitem-se contatos físicos, tais como rezar o Pai-nosso de mãos dadas, saudar no abraço da paz, bem como receber os fiéis na igreja ou se despedir deles com aperto de mão.

2º A Sagrada Comunhão seja distribuída apenas nas mãos dos fiéis.

3º Os “Mutirões de Confissões” por ocasião Páscoa ficam suspensos, recomendando-se vivamente aos fiéis que procurem individualmente esse Sacramento nos horários estabelecidos em cada Paróquia.

4º Sejam retirados os recipientes com água benta e evitado o uso de folhetos, envelopes ou qualquer outro tipo de subsídios de uso comum.

5º Idosos e demais fiéis que por motivo de doença pertencem a grupos de risco ficam desobrigados de participar da Santa Missa. Que os mesmos possam acompanhar a Celebração Eucarística pelos meios de comunicação e, dentro do possível, serem assistidos por suas Paróquias recebendo a Sagrada Comunhão em casa.

6º Todos os demais encontros, tais como Quermesses, Promoções, Assembleias, Retiros, Vigílias, Grupos de Oração, Reuniões de Pastoral, Catequese ficam suspensos por tempo indeterminado.

Outras medidas mais específicas de cada Paróquia ficam ao prudente juízo do Pároco em comunhão com o seu Conselho Paroquial.

No intuito de colaborar com a sociedade civil na luta pela erradicação da Covid-19, que estas orientações, e outras que por ventura possam vir a ser emanadas, sejam diligentemente observadas até que recomendemos o contrário.

Sob a proteção de Nossa Senhora do Amparo, que todos os fiéis da nossa Diocese, movidos pelo Espírito Santo, nosso Padroeiro, intercedam junto a Deus Pai para que nos ajude a superar mais este momento doloroso que enfrenta a Comunidade Humana.

Bauru, 16 de março de 2020

DIOCESE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - BAURU - SP