Campanha da Fraternidade 2020 é oficialmente aberta em sessão solene na Câmara Municipal de Bauru

No noite de hoje, dia 21, na Câmara Municipal Municipal de Bauru, aconteceu a sessão solene de abertura da Campanha da Fraternidade 2020, que neste ano terá como tema: Fraternidade e vida: Dom e compromisso e o lema: "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc. 10, 33-34).

Presidida pelo vereador Manoel Losilla, foi salientado a importância deste evento para a cidade de Bauru: "O que é um propósito se torna ação, no ano anterior apresentamos um projeto aqui na câmera com base no que nos ensina a Campanha da Fraternidade, devemos pensar no próximo"

Logo após, Dom Rubens Sevilha, Ocd, bispo diocesano, salientou a relevância da temática da Campanha da Fraternidade este ano:

"A Campanha da Fraternidade é o pedido de Deus para que possamos refletir e valorizar a vida" A Campanha deste ano faz com que não pensemos somente em nós mas também no próximo: "Como está a qualidade da nossa alma? Como está a qualidade do nosso coração? Como estamos defendendo a vida? Quanta gente está caída hoje, mas também quanta gente indiferente a isso, é o momento de pensarmos no próximo". Conclui Dom Rubens,

O professor Carlos Turtelli Schweter, novo coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade em nossa diocese, em sua fala emocionada, agradeceu a oportunidade de estar a frente da pastoral: "É uma noite muito significativa para mim. Nós cristãos podemos mudar a vida das pessoas, a Campanha da Fraternidade nos propõe isso. O Dom nos foi dado, a graça Divina nos foi dada, contamos com o compromisso e a disposição de todos". E seguindo o exemplo de Papa Francisco, Professor Carlos finaliza sua participação deixando uma mensagem missionária aos presentes: "Devemos reavivar a igreja missionária, aproveitemos este momento tão importante de nossa igreja sairmos em missão".

O coordenador do subregional da Campanha da Fraternidade, Gerson Luiz Alves Pinheiro, agradeceu pelo apoio que teve durante o período que esteve a frente da coordenação: "Foram 21 anos a frente da CF em nossa diocese e tenho certeza que os temas que são abordados na campanha podem ser implantados em nossa casa, comunidade e em nossa cidade", e acrescentou: "O cristão não tem medo de tocar em assuntos polêmicos, somos chamados a ser samaritanos, temos que acreditar na Campanha da Fraternidade".

Representando o CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Fátima Aparecida Ferre ressaltou a importância de Santa Dulce dos pobres que é o destaque no cartaz da CF deste ano: "Que sejamos como irmã Dulce em favor dos pobres, não deixemos de olhar para quem precisa. Nosso compromisso como cristãos é sempre e em primeiro lugar com a vida, papa Francisco é um defensor da vida. Nesta campanha somos chamados a agir de alguma forma". E enfatizou: " A Campanha da Fraternidade começa agora e não termina na Páscoa, mas sim no próximo ano com o novo tema, então a CF deve ser vivenciada o ano todo". Concluiu Fátima.

Após os pronunciamentos, O vereador Manoel Losilla encerrou a sessão solene.

Lembrando que a Campanha da Fraternidade terá inicio nas igrejas no dia 26, quarta-feira de cinzas e a Coleta Nacional da Evangelização ocorrerá no dia 05 de abril, Domingo de Ramos.

Acompanhe as imagens desta noite clicando aqui