CALMA, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO - DOM RUBENS SEVILHA, OCD - 29 de março 2020


A palavra quarentena rima com quaresma. Deus está permitindo, por algum motivo que Ele sabe, que a humanidade passe por esta experiência

de fragilidade que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus. É uma situação nova ver praticamente todas as famílias brasileiras isoladas em suas casas. Impressionam as ruas desertas, o silêncio na cidade e as igrejas sem celebrações com o povo de Deus.

Fico imaginando a situação emocional das pessoas hipocondríacas que, em tempos normais, já são preocupadas com doenças e veem perigo em toda parte, temendo possíveis vírus e doenças imaginárias. Digo a você que tem medo exagerado de doenças: Deus é seu Pai e Ele protege você de todos os males. Ele é misericordioso e mais poderoso do que qualquer doença. Confia n’Ele, fale com Ele na oração cheia de intimidade e carinho. Na oração deixe Deus olhar para você e cuidar do seu coração e, sobretudo neste momento, cuidar dos seus medos e pânicos. Você não está sozinho, Ele está sempre ao seu lado para lhe proteger.

Fico imaginando a situação emocional daqueles que são ansiosos, agitados e nunca conseguiram ficar parado dentro de casa, mas por algum motivo, sempre fugiram do próprio lar, alegando a necessidade de trabalhar ou resolver os problemas próprios e os da família. Digo a você que é ansioso: calma, não tenha medo de você mesmo. Talvez esteja na hora de você calmamente ter uma conversa séria consigo mesmo e, sem rodeios e sem mentiras, perguntar para si mesmo: Quem sou eu? Por que eu sou assim desse jeito? Por que não tomo as decisões que sei que as devo tomar para mudar e melhorar o meu modo de ser? Qual é o lugar de Deus na minha vida: Ele está em primeiro lugar ou em segundo, talvez em terceiro ou, pior ainda, está sem lugar no meu coração? Minha ansiedade é medo, é fuga ou é fruto da ambição desmedida por alguma coisa? Na oração corra para os braços fortes do Pai e deixe que Ele acalme o seu coração agitado. Você não está sozinho, você tem Pai e Mãe que ama e acolhe você do jeito que você é. Aproxime-se de Deus do jeito que você é e não do jeito que você gostaria de ser.

Fico imaginando a situação emocional daqueles que tem a imaginação muito fértil e sofrem demasiado ao estar em ambientes fechados, sentem pânico e medos exagerados. Digo a você as palavras de Jesus ao acalmar a tempestade: Não tenham medo. Eu estou aqui com você. Repito a você as deliciosas palavras de nossa Mãe do Céu, em Guadalupe: “Meu Filho, não tenhas medo, eu não sou tua Mãe?” Quando sentir medo, coloque-se diante de Deus em oração, com a Palavra de Deus nas mãos, reze seu salmo preferido, leia os textos da Bíblia que mais lhe falam ao coração. Não permita que o medo seja maior do que a sua fé e sua confiança no Senhor. Mas não deixe nunca de tomar os remédios que o seu psiquiatra receitou. Afinal, diz a Bíblia: “Honra o médico, porque ele é necessário, foi o Altíssimo quem o criou” (Eclo 38, 1).

Fico imaginando a situação emocional daqueles que preveem que a situação econômica pessoal e do país vão piorar muito. Estão com medo do possível desemprego que virá, medo das dívidas e falências de muitas atividades comerciais e profissionais, muitos sonhos financeiros irão em ruína, anos de intensos trabalhos perdidos e a angústia apavorante diante do sofrimento que a própria família poderá padecer, além da humilhação do fracasso. Digo a você as palavras de Jesus ao afirmar que até os simples pardais não passam despercebidos diante de Deus, muito mais nós, seus filhos, “até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois mais valor tendes vós do que os pardais” (Lc 12, 7).


Dom Rubens Sevilha, OCD

182 visualizações

 

BISPADO DE BAURU - Cúria Diocesana

 R. Fernando Costa, 3-30 - Vila Nova Santa Clara, Bauru - SP, 17014-130

Fone: (14) 3879-8706​

bispadobauru@bispadobauru.org.br 

curia@bispadobauru.org.br

© 2020 Diocese de Bauru. - Orgulhosamente criado com Wix.com