CURSO DE INICIAÇÃO TEOLÓGICA PARA LEIGOS

DIOCESE DE BAURU

WhatsApp Image 2021-07-20 at 19.04.57.jpeg

A imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos. Ao seu serviço, está uma minoria: os ministros ordenados. Cresceu a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja. Embora não suficiente, pode-se contar com um numeroso laicato, dotado de um arraigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé. (...). A formação dos leigos e a evangelização das categorias profissionais e intelectuais constituem um importante desafio pastoral. (Evangelium Gaudium, 103)

Objetivo

Em união com nosso Papa Francisco e nosso Bispo diocesano, Dom Rubens Sevilha, anunciamos o início do nosso curso de iniciação teológico para leigos da nossa diocese de Bauru. Ao lado do trabalho já consolidado e importantíssimo da escola catequética, esse curso visa o aprofundamento teológico dos leigos em três pilares básicos:

- A doutrina Católica (teologia dogmática),

- O estudo das Sagradas Escrituras (teologia bíblica),

- A história da Igreja.

Assim o objetivo do curso é aprofundar o conhecimento teológico ao lado dos diferentes movimentos, pastorais, serviços e associações que já realizam esta tarefa, promovendo ainda mais o debate teológico entre os leigos já atuantes em nossa diocese, e auxiliando no aprofundamento dos mistérios da fé.

Promover o aprofundamento doutrinal para leigos de nossa diocese de Bauru.

Público alvo

Agentes das diferentes pastorais, movimentos, associações e serviços existentes em nossa diocese.

O curso será na modalidade ensino à distancia (EAD). Com o fim da pandemia há a possibilidade de nos reunirmos presencialmente uma vez por mês.

do curso

Objetivo do curso

Todos os bimestres serão estudadas duas disciplinas. Cada uma destas disciplinas terão postadas duas aulas com duração entre 20 e 30 minutos semanalmente, além de ser fornecido material didático complementar para leitura, com o devido referencial bibliográfico para os que desejarem aprofundar seus conhecimentos nos assuntos tratados. Além destas aulas gravadas, teremos mensalmente encontros síncronos (lives) com os professores para tirar dúvidas e avaliar o conteúdo. Assim, o curso exigirá cerca de quatro horas semanais para as aulas, mais o tempo das avaliações e encontros mensais. Segue em anexo a esta carta o planejamento do primeiro semestre, para esclarecimentos.

Os professores serão fiéis leigos de nossa diocese e também sacerdotes e diáconos. Todos os professores são bacharéis em teologia, com diplomas reconhecidos pelo Ministério da Educação.

O curso terá a duração de quatro semestres (dois anos).

Duração do curso:

Professores:

As disciplinas seguirão a seguinte grade ao longo do curso:

Apresentação1_edited.jpg

O Curso terá um taxa de inscrição e mensalidades de R$ 35,00.

Caso tenha interesse em participar

Para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail bispadobauru.ead@gmail.com.