BISPOS

O Clero é composto por diáconos permanentes, presbíteros (padres) diocesanos e por presbíteros religiosos. Em comunhão com o Bispo Diocesano, o presbitério atua nas 42 paróquias da diocese e nos serviços pastorais e movimentos existentes.

Bispo Diocesano

Dom-Rubens-Sevilha.jpg

Dom Rubens Sevilha, OCD

Nascido na Diocese de Presidente Prudente no município de Tarabai, no estado de São Paulo em 27 de setembro de 1959, iniciou sua caminhada vocacional aos 12 anos de idade quando ingressou no seminário menor dos Carmelitas Descalços na cidade de São Roque - SP, onde também fez o noviciado. 

Cursou Filosofia em São Paulo com os padres Jesuítas na Faculdade Nossa Senhora Medianeira no ano de 1980. Em Roma, formou-se em teologia pela Pontíficia Faculdade Teológica Teresianum e cursou Arqueologia Sacra no Pontíficio Instituto de Arqueologia Cristã. 

Em 19 de outubro de 1985 foi ordenado presbítero, na Matriz da cidade de São Roque SP pelo cardela Dom Paulo Evaristo Arns. Na Província dos Carmelitas Descalços do Sedeste do Brasil, desempenhou as seguintes funções: mestre dos postulantes, mestre dos noviços, pároco da Basílica Santa Teresinha na Arquidiocese do Rio de Janeiro, pároco da Paróquia de Santa Teresinha (Higienópolis) na Rquidiocese de São Paulo, Assistente espiritual da Associação das Monjas Carmelitas Descalças e superior provincial. 

Foi eleito bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, no Espírito Santo no dia 21 de dezembro de 2011 pelo Papa Bento XVI e sua Ordenação Episcopal foi realizada na Catedral de Vitória ES no dia 18 de março de 2012, por Dom Luiz Mancilha Vilela. 

Em 20 de maio de 2018 tomou posse da Diocese de Bauru como 6º Bispo Diocesano, em meio à grande presença do clero e de fiéis.

Bispo Emérito de Bauru

dom.png

Dom Frei Caetano Ferrari, O F M

Dom Frei Caetano Ferrari, OFM, nasceu na cidade de Pirajuí, Estado de São Paulo, aos 30 de julho de 1942. Ordenado presbítero aos 27 de dezembro de 1970, foi Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Duque de Caxias, RJ - 1971-1972. Elevado ao Episcopado no dia 7 de julho de 2002, assumiu o governo da Diocese como Bispo Diocesano no dia 29 de novembro de 2006, tomando posse dia 7 de dezembro de 2006 em Eucaristia Solene na Sé Catedral Imaculada Conceição, em Franca.

O lema de seu brasão de armas é "Evangelizar toda Criatura!".

 

Estudos superiores:

Filosofia: Instituto Franciscano de Filosofia, em Curitiba, PR, 1966-1967

Teologia: Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, 1968-1971.

Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo, Rs obtida em 23.01.75.

Diploma de Bacharel em Ciência Econômicas pela Universidade Católica de Petrópolis, formado no ano de 1978.

Diploma de Bacharel em Direito pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista, SP, formado em 1981.

 

Atividades:

Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Duque de Caxias, RJ; 1971-1972.

Professor de Ensino Religioso, Filosofia, Economia no Colégio Franciscano Diocesano de Lages, SC; 1973-1976.

Professor e vice-reitor na Universidade São Francisco de Bragança Paulista, SP, - 1976-1986.

Vice Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, residindo em São Paulo, SP; 1986; 1994.

Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, sede em São Paulo, SP, eleito em 1994 com mandato a encerrar-se em 2003.

Outros cargos e serviços atuais:

Conselheiro Espiritual do Setor de Bragança Paulista, SP do Movimento das Equipes de Nossa Senhora; há 20 anos.

Presidente da CFMB: Conferência dos Frades Menores do Brasil que reúne os Frades da OFM no Brasil.

Vice-Presidente da FFB: Família Franciscana do Brasil que reúne Frades e Freiras da 1º e 2º Ordem, da TOR e irmãos e irmãs da OFS, no Brasil.

Presidente da CRB, Regional de São Paulo.

Membro do Conselho Superior da CRB Nacional.

No dia 24 de abril de 2002, Frei Caetano Ferrari OFM foi nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Franca, conforme o ofício da Nunciatura Apostólica no Brasil e no dia 29 de novembro de 2006 foi nomeado Bispo Diocesano, assumindo o governo da Diocese. Tomou posse  no dia 7 de dezembro de 2006, como segundo Bispo Diocesano de Franca.

No dia 15 de abril de 2009 foi nomeado 5º Bispo Diocesano de Bauru. A cerimônia de posse se deu no dia 31 de maio, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Bauru. 

Diocesano de Bauru. A cerimônia de posse se deu no dia 31 de maio, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Bauru.